qüindecênviro - meaning and definition. What is qüindecênviro
Diclib.com
ChatGPT AI Dictionary
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:     

Translation and analysis of words by ChatGPT artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

What (who) is qüindecênviro - definition

Quindecênviros dos fatos sagrados; Quindecênviros; Quindecênviro; Quindecimviri sacris faciundis; Quindecimviri; Conselho dos Quinze; Colégio dos Quindecênviros

Quindecênviro         
m.
Funccionário romano, encarregado principalmente da guarda dos livros sibillinos e da celebração das festas seculares. -- Talvez por infl. da fórma "decêmviro", generalizou-se a fórma "quindecêmviro", que não é exacta, pois que a fonte latina ordena "quindecimviro", "quindecimvirado", etc.
(Lat. "quindecimviri")
Quindecênviro dos fatos sagrados         
Na Roma Antiga, os quindecênviros dos fatos sagrados () eram os quinze ("quindecim") membros de um colégio com funções sacerdotais conhecido como Colégio dos Quindecênviros ou Colégio dos Quinze. Sua função principal era guardar os Livros Sibilinos, as escrituras que os romanos consultavam e interpretavam a pedido do Senado Romano.
qüindecênviro      
sm (lat quindecimviru) Cada um dos quinze magistrados romanos que se encarregavam do arquivo sibilino e da organização de certas cerimônias, como a das festas centenárias.

Wikipedia

Quindecênviro dos fatos sagrados

Na Roma Antiga, os quindecênviros dos fatos sagrados (em latim: Quindecimviri sacris faciundis) eram os quinze ("quindecim") membros de um colégio com funções sacerdotais conhecido como Colégio dos Quindecênviros ou Colégio dos Quinze. Sua função principal era guardar os Livros Sibilinos, as escrituras que os romanos consultavam e interpretavam a pedido do Senado Romano. Este colégio também supervisionava a adoração de deuses estrangeiros em Roma.